Já falamos aqui no blog sobre maneiras de melhorar a qualidade de vida dos idosos e, neste texto, vamos detalhar a questão sobre locais adaptados. Muitos idosos, com o passar do tempo, adquirem dificuldades ou limitações de locomoção e aumentam o grau de dependência. Por isso, o local em que ele passa a maior parte do tempo precisa ser adaptado tanto para prevenir incidentes quanto para facilitar o dia a dia dele.
Locais adaptados precisam corresponder com os seguintes itens abaixo:
A escolha de pisos menos escorregadios diminui o risco de quedas e de problemas graves, pois, com a chegada da velhice, os ossos ficam mais frágeis. Por isso, o idoso precisa se deslocar em pisos firmes e com antiderrapantes.
Um banheiro comum pode oferecer muitos riscos aos idosos. Os pisos desses locais são mais escorregadios que o normal, ainda mais quando molhados. Antes de tudo, então, um banheiro para uso de idosos precisa ter barras de apoio, vaso sanitário um pouco mais alto, não ter objetos de vidros expostos e estar em local que não precise de escada para ser acessado. Um detalhe interessante é que os espelhos de parede podem ser dispensados para pacientes diagnosticados com Alzheimer por causarem alterações comportamentais.
Um dos banheiros do Pampulha Village: local totalmente preparado para o idoso
• Prefira rampas a escadas e, quando houver locais com degraus, não dispense o corrimão;
• Coloque suportes e apoios por toda a casa e;
• Use janelas grandes e cortinas claras para aproveitar bem a luz natural durante o dia;
• Objetos de uso cotidiano do idoso devem ficar guardados em locais de fácil acesso e altura média, ou seja, nem muito e nem muito baixo, o que evita acidentes caso alguém precise se abaixar ou esticar muitos os braços para alcançar alguma coisa;
• As portas devem ter uma cor nitidamente distinta da parede e as maçanetas devem ser de alavanca, e não redondas, para facilitar a abertura.
Onde há idosos, os melhores móveis são aqueles sem quina, fixos no chão e que deixem espaços livres para um deslocamento confortável e sem desvios. E, na hora de decorar o ambiente, evite tapetes (que podem causar quedas) e vasos e esculturas soltas, que acabam virando um obstáculo no caminho.
Detalhe na imagem: corredores do Pampulha Village com apoio e portas com cores distintas da parede
Uma casa ou local 100% adaptado não dispensa o cuidado e olhos humanos na rotina da pessoa mais velha. A prevenção de incidentes é uma soma de esforços e cuidados de quem está comprometido com o cuidado do idoso. É muito importante reforçar que, à medida que a idade avança, o corpo e a saúde ficam mais frágeis e pequenos acidentes podem ter consequências muito graves.
A casa onde está localizada o Pampulha Village foi 100% planejada para oferecer ao idoso o máximo de conforto e segurança, desde a estrutura hoteleira aos detalhes de cada rampa, piso, iluminação e decoração.
Fachada do Pampulha Village: Rampas, apoiadores, barras de apoios, pisos firmes e espaço largo e arejado
Um dos quartos do Pampulha Village: janela com cortinas claras, móveis encostados na parede e sem ocupar o espaço de cirulação
Tem alguma dúvida? Use os comentários!
Leia também: